Ubirajara, terça-feira, 04 de outubro de 2022 Telefone (14) 3472-1201

Instável
Instável

Fundo Social de Solidariedade - Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018

Centro da Referência de Assistência Social - (CRAS)

Entenda como funciona o CRAS, suas atribuições e funcionamento em Ubirajara

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de algum favor da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, ou ainda famílias em situação de fragilidade social e de vínculos familiares ou com a comunidade. O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de violência. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando a prevenção a situações de vulnerabilidade, constituem-se em espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade, presta serviço em domicilio para pessoas com deficiência ou idosos que não tenham condições de buscar pelos serviços no CRAS ou na sua comunidade, garante acesso aos direitos por meio de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos, para famílias em acompanhamento o CRAS realiza supervisão familiar, ou seja, produz um planejamento conjunto entre as famílias e profissionais (psicólogo e assistente social) do CRAS para que a família supere suas dificuldades e alcance seus objetivos, por meio das ações particularizadas ou em grupos com famílias usuárias dos benefícios da Assistência Social discute temas que contribuam à vida família e ao fortalecimento de vínculos, realiza ações na comunidade que estimulem a convivência comunitária, divulgação do acesso aos direitos, a participação da comunidade na construção da vida pública do seu território. Nesse sentido destaca-se como principais projetos do CRAS o Grupo “Cultivando Valores” e o “Grupo Sabedoria”, que obedecendo as normas do MDS, foram desenvolvidos. O Grupo “Cultivando Valores”, é composto por beneficiários do BPC – LOAS e o “Grupo Sabedoria” são beneficiários do Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem. Esses grupos são ministrados, assistidos e acompanhados pelas técnicas do CRAS: Bruna Penariol Morante Trinca e Maraísa Ferreira Bueno da Silva, respectivas Assistente Social e Psicóloga do CRAS, as quais tem como objetivo fazer com que os participantes tenham um ganho pessoal e emocional que possa se estender além do grupo. No mais, nos grupos são abordados temas pertinentes a realidade vivenciada por eles, assim como jogos, dinâmicas de grupo, palestras com profissionais de outras políticas públicas do município entre outras.

GRUPOS PAIF

Grupo: “Cultivando Valores”

Público Alvo: Beneficiários do BPC - LOAS

Local: Sala de Reuniões do CRAS