COMDEMA

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 27 de Abril de 2021


COMDEMA

Na última quinta-feira (22/04), foi realizada a reunião ordinária do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), para posse dos membros da nova composição durante esse novo ciclo, o biênio 2021-2023. A reunião teve a participação da Prefeita Adriana Bocardi, vice-prefeito Célio Ferrari e os vereadores João Araújo da Silva (Araújo Alagoano) e Marcelo dos Santos. Adriana Bocardi deu a posse e apresentou a nova composição do conselho, ela aproveitou para agradecer e lembrar da importância do conselho para o município que além de ser uma das diretivas para o Programa Município VerdeAzul é um órgão autônomo, normativo, deliberativo, consultivo, fiscalizador e de grande relevância para a sociedade.

Adriana e Celio lembraram do fundamental diálogo entre o COMDEMA e Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura juntamente do executivo e legislativo municipal, para que Ubirajara tenha um crescimento sustentável.

Célio Ferrari ainda destacou: "Eu e a Adriana ouvimos e buscamos opiniões e nomes e chegamos a essa composição, que podemos contar hoje com um teólogo, uma bióloga, dois professores e quatro engenheiros agrônomos! Formamos um corpo técnico de excelência para esse conselho".

Na reunião de posse foi eleito o presidente Gabriel Temer Feres, que indicou como secretários Leonardo Petenuci (poder público) e Marcelo dos Santos (sociedade civil).

Na reunião já foi pautada a coleta seletiva municipal de Ubirajara que tem previsto o início no mês de maio. A prefeita Adriana lembrou da "moeda verde ", que é uma das promessas de campanha que vai ser implementada basicamente junto a coleta seletiva, que tem obras iniciadas e previstas para iniciar agora no mês de maio, a moeda verde é um projeto em conjunto, e temos previsão de começar logo após a coleta seletiva, vai ser um projeto que diminuirá a quantidade de lixo que é levado ao aterro sem a separação de materiais recicláveis/matéria orgânica. Sendo assim, pretendemos movimentar o comércio local, beneficiando a família Ubirajarense, com a valorização dos materiais recicláveis, que antes eram descartados nos aterros sanitários controlados. Dessa forma o munícipe e o comércio local serão beneficiados, e o mais importante, dando destino certo ao lixo residencial, e todos trabalhando ambientalmente correto.

Já o novo presidente do COMDEMA, Gabriel Temer Feres falou "O conselho é um ato conjunto, em que sociedade civil e órgãos públicos devem atuar juntos para que tenha sucesso. Vamos debater em todas reuniões a agenda ambiental do município, principalmente na educação ambiental que é onde colheremos os melhores frutos junto a coleta seletiva municipal".

Representantes do Poder Executivo Municipal:

Gabriel Temer Feres e Leonardo Petenuci (Titulares), Sidiney Alvaro Vantin e Vagner Frederico Alvares (Suplentes).

Representantes da Sociedade Civil:

Marcelo dos Santos e Gabriela Aparecida de Oliveira (Titulares), Amabily Eugenia Frederico Alvares e João Marcos Redondo (Suplentes).

Prefeitura Municipal


Ubirajara