.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 07:00 às 13:00 Horas

Saúde - Quarta-feira, 10 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Síndrome mão-pé-boca

Prefeitura de Ubirajara vem alertar e conscientizar sobre a síndrome mão-pé-boca (SMPB)


Síndrome mão-pé-boca

A Prefeitura de Ubirajara vem alertar e conscientizar sobre a síndrome mão-pé-boca (SMPB), uma infecção viral contagiosa e que afeta principalmente crianças menores de 5 anos. A doença é causada pelo enterovírus Coxsackie e sua transmissão é fecal-oral, isto é, através de contato com pessoas, fezes, salivas, secreções, objetos ou alimentos contaminados.

Os principais sinais e sintomas são febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento de manchas vermelhas com vesículas brancocinzentadas no centro da boca, amígdalas e faringe, que podem evoluir para ulcerações dolorosas, podendo ocasionar dificuldade para engolir e muita salivação; erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nos pés, que também podem aparecer em nádegas e regiões genitais; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.

O tratamento é sintomático e requer o aumento da ingestão de líquidos, repouso e alimentação leve. As principais medidas de controle são: isolamento ou afastamento dos sintomáticos até a resolução dos sintomas e das medidas de higiene de mãos e do ambiente e superfícies, principalmente em objetos compartilhados.

Casos individuais de SMPB não são agravo de notificação compulsória. No entanto, surtos de 3 ou mais casos em uma mesma instituição são de notificação imediata e compulsória!

Fique atento aos sinais! Em caso de sintomas, procure um médico ou a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

652 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Ubirajara - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.