Educação - Domingo, 05 de Agosto de 2018

Educação: Prefeitura inaugura CEMEI: “Professora Ana Cláudia Silva”

Local atende 75 crianças de dois a quatro anos nos períodos da manhã e tarde

Na tarde do dia (28) de julho sábado as 17h o prefeito José Altair Gonçalves (Zica) e o secretário municipal de Educação Leonardo Petenuci, ao lado da vice-prefeita Adriana Bocardi Allegretti, da primeira dama Gisele Mary Anastácio Gonçalves, dos vereadores, professores, autoridades religiosas, da população e de representantes da homenageada inauguraram oficialmente o Centro Municipal de Educação Infantil CEMEI: “Professora Ana Cláudia Silva”. Homenagem feita pela Prefeitura, para professora que atuou na rede municipal de ensino. A CEMEI que já estava em funcionamento, teve que passar por um processo rigoroso de adequação e reforma. Hoje a escola está atendendo em sua capacidade total e conta com 75 alunos de dois a quatro anos, que estudam nos períodos da manhã e tarde. De acordo com a coordenadora Renata Duarte Garcia a construção dessa CEMEI foi muito importante para Ubirajara, porque estudar é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Para a coordenadora, a nomeação do CEMEI, realizada via projeto de lei, imortaliza o nome de mais uma professora que lutou pela alfabetização. “A escola imortaliza seus patronos. Por isso defendemos que as escolas tenham sempre nomes de professores. Ninguém chega a qualquer profissão se não passar pelo professor. Por isso agradeço aos nossos profissionais por fazerem a nossa Educação cada vez melhor”, disse Renata. Citando o poeta português Fernando Pessoa, ela ainda lembrou a razão do investimento. “Grande é a poesia, a bondade e as danças, mas o melhor do mundo são as crianças". Assim é em nosso governo, que optou pelo investimento em Educação, nas crianças, no futuro. Esta é a nossa política educacional”, afirmou Renata. O prefeito Zica explicou que essa conquista é uma felicidade muito grande, pois tal inauguração é mais uma dentre tantas vitórias da Educação em Ubirajara. “Temos muito orgulho em termos conseguido e, sobretudo, agora de termos feito as adequações necessárias nessa CEMEI, e de também termos reformado e ampliado as outras escolas em nossa cidade. Mas, acima de tudo, de termos uma equipe de profissionais da Educação, que muitos prefeitos gostariam de ter. Este é o legado que estamos deixando, com a ajuda dos professores. Se existe hoje um reconhecimento em relação à Educação em Ubirajara, ele é graças a eles”, agradeceu o prefeito. O secretário de Educação Leonardo Petenuci ressaltou que a Prefeitura tem trabalhado em diversas frentes para criar mais vagas na rede municipal de ensino. “Estamos, procurando de várias formas diferentes atender o mais rápido possível essa necessidade de vagas na educação infantil”, esclareceu. E acrescentou: “Ubirajara e o prefeito Zica serão lembrados por uma das melhores gestões educacionais entre as cidades do mesmo porte. “A inauguração de uma escola CEMEI sempre nos emociona, porque mostra todo o trabalho dos professores, das diretoras, e de toda a gestão educacional. Hoje nossas escolas tem uma Educação de qualidade. É uma exigência do prefeito que tenhamos o melhor material didático, a melhor merenda e a melhor infraestrutura para nossa população, ou seja, essa obra trouxe alívio e segurança para os alunos e suas famílias no sentido de que agora eles estão sendo bem cuidados”, disse o secretário.

“Relato sobre a vida da Professora Ana Cláudia Silva”

Professora Ana Cláudia Silva, primeira filha de Claudemiro Silva e Rosalina Guerra Silva; tem como irmãs: Valéria Cristina Silva Soares e Rejane Silva. Ana Cláudia teve três filhos: Wellington Antônio Baptista, Luiz Cláudio Baptista e Maria Júlia Tavares. A professora, iniciou sua carreira no magistério, atuando como mestre substituta nas escolas do Espaço Rural do município de Ubirajara em uma época difícil, onde não existia transporte escolar e os professores eram responsáveis pela distribuição da merenda e pela manutenção da limpeza e conservação dos prédios públicos. Ana foi Diretora da Escola “Ernesto Pereira Filho”, no Bairro Areia Branca, onde trabalhou por vários anos para que a escola não fechasse, buscando alunos em fazendas e sítios próximos ao bairro, e as vezes levando estudantes até a cidade para a formação das salas de aula. Mesmo depois dessa luta, a escola não comportava mais uma diretora, pois ficou com um número reduzido de classes. Não tendo sala de aula disponível no município, ela foi lecionar em Bauru, viajando todos os dias de ônibus. No ano de 2001, o Ensino Fundamental I, foi municipalizado e em 2002 a professora Ana Cláudia aceitou o desafio de ser Diretora da nova escola EMEF: “Dr. Haroldo Sérgio Bocardi Motta”. Após um tempo, assumiu uma sala de aula como professora efetiva da EMEF. Em toda sua vida profissional, foi sempre uma professora dedicada e comprometida. Trabalhava com alunos de 3º e 4º séries, tendo muita facilidade para alfabetizar o alunado que chegava às séries finais com dificuldade de aprendizagem.  Ana era uma pessoa extrovertida e sempre manteve um bom relacionamento com os colegas de profissão, e deixou-nos um bom exemplo de dedicação comprometimento e amor ao trabalho. Sendo assim, agora ela recebe a devida e merecida homenagem cedendo seu nome para a Creche Escola Municipal que a partir de agora denominar-se-á CEMEI: “Professora Ana Cláudia Silva”